
Introdução
O Tarô é um instrumento oracular secular.
Surgido no século XV, desde o seu surgimento até os tempos atuais o utilizamos para saber mais informações sobre nosso futuro e por norma recebemos conselhos e puxões de orelha sobre nós mesmos.
Sendo fonte de renda de milhares de pessoas ao longo de sua história, nunca é tarde para iniciar-se em seus conhecimentos ou aprofundar em seus mistérios.
Nesse post você encontra os 10 melhores baralhos de tarot para iniciar seus estudos ou se surpreender com a amplificação de sua sabedoria.
Melhores baralhos de tarot para iniciantes
1. O Grande Tarô de Waite
Sendo hoje em dia o baralho de tarot mais popular e usado do mundo, esse é simplesmente o melhor baralho de tarot custo-benefício do mercado atualmente.
Compacto, suas lâminas não são demasiadamente grandes, o que facilita no momento de jogar as cartas, pois cabem nas mãos de maneira adequada.
Além de que se trata das ilustrações oficiais da edição original de 1910, o que é muito benéfico para os iniciantes aos estudos do tarot.
Não acompanha livro, mas sim um mini-guia bem sucinto – o que, diga-se de passagem, é ótimo para estabelecer as palavras-chave das cartas e auxilia o estudante no processo de leitura e interpretação dos significados mais usuais na adivinhação oracular da cartomancia.
Pessoalmente, tenho esse deck há três anos e sua durabilidade é bem longeva.
2. Tarô de Marselha (Nei Naiff)
Uma excelente edição brasileira, esse é o deck aconselhável para aqueles que preferem iniciar seus estudos com essa versão e para quem vai aprofundar seus conhecimentos.
De cores vivas, aqui as cartas são maiores, firmes e resistentes e possuem acabamento brilhante de textura lisa, do tamanho padrão dos jogos de cartas tradicionais no geral.
O livreto que o acompanha é básico, simples e sucinto.
Resume brevemente a história do tarot, apresenta alguns métodos de leitura e os significados básicos dos arcanos.
Simples e efetivo, trata-se um baralho consagrado de muita qualidade, boa impressão e gramatura, um ótimo custo-benefício para os adeptos do Tarot de Marselha.
3. Tarô das Bruxas
Para aqueles que preferem os baralhos temáticos derivados, essa é uma competente opção.
Recomendo que você o adquira tendo ao menos a base do Tarô de Waite, já que sua estrutura foi contemplada para a elaboração dessa versão de Ellen Dugan.
Especialmente se você se interessa, participa ou possui compreensão acerca da bruxaria ancestral e da neo-religião pagã Wicca, esse baralho será de fácil entendimento e absorção.
Contudo, não é um pré-requisito para sua aquisição, uma vez que o livro explicativo que o acompanha traz uma descrição satisfatória sobre cada um dos arcanos, englobando os maiores e menores e tiragens diferenciadas relacionadas aos ciclos da natureza e suas associações.
Suas ilustrações são mais fáceis de interpretar do que os dois decks mencionados acima e as cartas são duradouras pela qualidade do material que são compostas.
4. O Tarô do dia-a-dia
Com ilustrações mais simples, o intuito desse baralho é tornar a leitura oracular – bem como sua prática diária – mais leve e objetiva.
As cartas são duráveis, compostas apenas pelas cores roxo, branco e amarelo e possuem um tamanho compacto, ideal para os tarólogos e cartomantes de mãos menores.
Acompanha um manual de 96 páginas com indicações sobre os arcanos em suas posições típicas e invertidas em uma jogada.
Se você, assim como eu, enjoa rapidamente dos seus decks de tarot, esse baralho em questão é uma ótima opção (e investimento!) para o trabalho com consultas e também para transportá-lo com você, dado seu tamanho otimizado.
5. Tarot Renascentista de Giovanni Vacchetta
Considerado como um intermediário entre o Tarô de Marselha e o Tarot de Waite, esse baralho é perfeito para os tarólogos que apreciam uma estética mais antiga, remota aos primeiros decks de tarot por conter uma simbologia mais delicada.
A numeração dos arcanos Justiça e Força mantém o padrão Marselha, conquanto que os arcanos menores também são bem ilustrados.
Com o tamanho padrão tradicional, possui uma qualidade impecável das imagens impresso em papel de excelente gramatura que reflete seu conteúdo.
Tanto para fins de estudo e uso quanto para aquisição de coleção pessoal, essa edição não decepciona no que se propõe a entregar.
Melhores baralhos de tarot para avançados
1. Tarot dos Magos
Para os entusiastas de magia e estudantes de ocultismo, o Tarot dos Magos é uma excelente opção, uma vez que suas ilustrações são recheadas de simbolismo mágico.
De cartas resistentes e facilmente embaralháveis, a proposta desse baralho é de uma interpretação diferenciada do tarot tradicional.
Aqui somos apresentados à Academia Mandrágora, uma Escola de Magia no qual os 22 arcanos maiores são, na verdade, os graus de iniciação, sendo cada um também uma lição a ser aprendida (acompanham também uma tiragem especial cada).
O livro que o acompanha é de leitura leve e agradável e abrange informações adicionais acerca de ervas, cristais, runas e astrologia.
Para os leitores experientes, o manuseio desse deck será um deleite.
2. O Tarô Zen de Osho
Com 79 cartas compactas, esse tarô apresenta uma estrutura diferente do Tarot de Waite em relação à sequência e composição dos arcanos, tendo esta edição feito alterações e adicionado algumas cartas segundo sua própria filosofia.
Como exemplo, temos uma nova carta intitulada O Mestre nos arcanos maiores sem nenhum número atrelado e o naipe de ouros (ou terra) sendo substituído pelo elemento arco-íris.
Possui um livreto de 200 páginas que explica seu funcionamento e as atribuições particulares de cada carta. Suas ilustrações são não-convencionais, o que talvez possa incomodar àqueles que preferem a estética clássica.
O material das lâminas é de acabamento fosco e possui alta durabilidade.
Pode ser usado no dia-a-dia, tanto como oráculo de apoio quanto como tarot principal.
Contudo, é recomendável seu estudo devido ao aprofundamento dos temas abordados nele e por sua visão e personalidade.
Trata-se de um oráculo voltado a questões de autoconhecimento e tem um uso perfeito para esse fim.
3. Disney Villains Tarot Deck and Guidebook
O baralho mais lúdico de nossa lista.
Uma ótima opção para colecionar, mas também para deixar os atendimentos mais leves e divertidos!
É aconselhável para tarólogos mais experientes pela necessidade do conhecimento prévio do tarot em si para fazer as associações com os personagens e suas histórias e compreender o porquê foram escolhidos para tal carta.
Com ilustrações belíssimas, ele traz bastante repertório simbólico e suas cartas possuem acabamento fosco, de boa qualidade e fáceis de embaralhar.
Um prato cheio para os amantes da Disney!
4. Runic Tarot Kit
O Tarô Rúnico une duas artes oraculares: o tarot e as runas.
Por isso é ideal para os profissionais que pensam em expandir suas habilidades e conhecimentos.
Elaborado para os amantes da mitologia nórdica, de alta qualidade de impressão e gramatura, as imagens impressionam, ainda mais por possuírem uma estética remetente ao universo Game of Thrones.
O livro aprofunda e explica as ligações simbólicas entre os dois tipos de oráculo.
É aconselhável para pessoas experientes, dado que quanto maior o conhecimento de suas insígnias e mitos, maior o domínio e o aproveitamento do deck.
5. After Tarot Kit
Esse baralho de tarot tem a proposta de representar em suas cartas o que aconteceria momentos depois das ilustrações originais do Tarot de Waite.
Justamente essa visão do que acontece em seguida amplifica a perspectiva sobre os arcanos, enriquecendo seu arcabouço arquetípico.
A qualidade das lâminas é excelente, são leves e seu tamanho é o padrão tradicional dos jogos de cartas, o que contribui para sua longevidade.
É um ótimo deck para complemento da leitura de tarot e para os colecionadores de baralhos de cartas.
Dicas sobre como cuidar e armazenar seus baralhos de tarot
A primeira coisa a se ter em mente quando falamos em conservação de baralhos (e de qualquer tipo de oráculo, na verdade) é que os decks que você optar por utilizar no cotidiano de sua prática oracular vão se desgastar, sim, com maior facilidade devido ao uso frequente.
Por isso, recomendo que você acesse o artigo sobre como escolher seu baralho de tarot conforme o seu propósito, podendo avaliar todos os aspectos e realizar sua preferência da melhor forma possível, equilibrando os prós e contras.
-
Guarde-o em um local adequado.
Você pode designá-lo a uma caixa de madeira ou MDF apropriada ao seu tamanho (recomenda-se também que esteja ao menos pintada ou envernizada para protegê-lo do mofo e do pó) ou ainda um saquinho de seda ou veludo.
-
Limpe e o energize frequentemente
Com certeza você já notou seu baralho diferente energeticamente, talvez mais denso e pesado, após abrir seu tarot em uma tiragem.
Por esse motivo devemos limpá-lo e energizá-lo.
A limpeza serve para retirar as energias que não são naturais a ele e a energização para voltar ao seu equilíbrio normal.
Algumas formas eficazes consistem em:
- envolvê-lo na fumaça de incenso (quanto mais natural e puro, melhor) variando a erva utilizada segundo o propósito: palo-santo, sálvia e guiné para limpeza e alecrim, louro e lavanda para energização;
- deixar o deck à luz da lua (minguante para limpar e a nova, crescente ou cheia para energizar).
Se você atende profissionalmente, essas práticas devem acontecer a cada fim de dia de trabalho.
Ou se você joga apenas para si, pode executar essas funções a cada uma semana ou mudança da fase da lua.
Uma ótima opção também é sempre deixar um cristal de ágata, ametista ou cianita azul em cima do baralho quando não o estiver usando.
-
Evite permitir que outras pessoas o manipulem
Querendo ou não, o baralho geralmente se atrela energeticamente à pessoa que o utiliza.
Deixar outro alguém tocar em excesso no seu deck pode desequilibrá-lo.
E por fim, sempre o manuseie de mãos limpas e em superfícies lisas a fim de evitar que o baralho suje, molhe ou rasgue.
Conclusão
Existem inúmeros tipos de tarot, indicados para iniciantes e avançados, derivados do Tarot de Waite ou do Tarô de Marselha, temáticos e até mesmo os que se unem a outros tipos de oráculos.
Qualquer escolha que tenha feito, se seguir as dicas finais desse artigo, verá que seus decks podem durar anos a fio.
Ademais, os links aqui partilhados são afiliados, o que significa que se você adquirir qualquer produto eu receberei uma comissão, o que não irá gerar nenhum custo extra para você, exceto o apoio ao meu trabalho.
Caso você tenha gostado do artigo, recomendo que navegue pelo blog para adquirir mais conhecimentos sobre essa ferramenta maravilhosa que é o Tarot.
Para entrar em contato caso você queira uma resenha exclusiva de seu baralho de tarot aqui no blog, envie um email para business@otarotdemilfaces.com.br.
Até a próxima!