Arcanos Maiores no Tarot: O Guia Completo

O que são Arcanos Maiores?
A palavra “Arcano”, proveniente do latim, significa segredo/mistério.
Sendo assim, considera-se que cada um dos arcanos maiores do tarot representam suas respectivas energias fundamentais da vida – comuns a todo ser humano – bem como seus ensinamentos.
A justificativa da palavra e sua definição se devem ao fato dessas mensagens estarem codificadas por símbolos – as ilustrações dos elementos presentes nas cartas.
Logo, para conhecê-los é necessário fazer seu amplo e dedicado estudo a fim de obter seus insights, conhecimentos e aprofundamentos.
Todos nós carregamos os arquétipos do tarô conosco.
A sua reação (e relação) com cada arcano ao longo do seu aprendizado com esse oráculo revelará características e inclinações propriamente suas.
É por essa razão que dizemos que ao estudar o tarô, estudamos a nós mesmos.
Mas não se apavore diante de toda essa complexidade.
Sua formação com essa ferramenta é um objetivo de longo prazo, ou seja, você nunca saberá 100% dela.
A cada leitura e a cada tiragem uma nova face será revelada a você.
Esse guia é um início e uma lista rápida de associações, principalmente para consultas de tarot, onde você encontra os principais significados dos arcanos maiores.

Quais são os arcanos maiores?
- O Louco: podendo ocupar a carta de número 0 ou 22 da jornada dos arcanos maiores (marcando sua partida ou chegada), o Louco no tarot simboliza o novo e o inexperiente, a ingenuidade, o otimismo e a imprevisibilidade. Pode ser um refresco e uma renovação à rotina, mas também a inconsequência das atitudes cometidas no impulso.
- O Mago: é a própria personificação da iniciativa. É a consciência de possuir o poder e as habilidades necessárias para realizar o que precisa ser feito. Possui como termos mais associados a execução, a originalidade, o talento, a autoconfiança e a flexibilidade. A comunicação é favorável quando essa carta aparecer na jogada. Indica a manifestação de um desejo ou pedido.
- A Sacerdotisa: profundamente ligada à intuição, esse arcano nos incita a nos voltarmos para dentro. Quando tirada, significa que as respostas que precisamos e aguardamos estão, na verdade, dentro de nós. Ademais, pode indicar segredos, hospitalidade e silêncio.
- A Imperatriz: grávida, simboliza a criatividade, a fertilidade, a abundância e a prosperidade. É o desenvolvimento, a vitalidade e a vivacidade de cada processo. Relacionada à beleza, pode facilmente tendenciar ao luxo, à ganância e à indulgência em excesso. Quando essa carta sai para você em um aspecto positivo em uma tiragem, tudo se encontra a seu pleno favor.
- O Imperador: é a estabilidade, a segurança, o poder e a autoridade. Extremamente dogmático e assertivo, quando aparece em uma leitura designa a necessidade de estabelecer as bases para concluir seus propósitos. Para obter suas realizações, tenha resistência, assuma o controle da situação e atenha-se às regras já estabelecidas.
- O Hierofante: representado como a contraparte masculina de A Sacerdotisa, esse arcano traz significados atrelados à conformidade, ao tradicionalismo, à restrição, à rigidez, ao respeito e ao conhecimento.
- Os Amantes: a essência dessa lâmina consiste em compreender o poder de escolha que reside em cada um de nós.
Dada a sentença, manter-se fiel a si e aos seus valores (e sabendo o que é certo e errado para si) pode ser um tanto desafiador se o ego o estiver dominando e colocando à prova o que você intrinsecamente pretende para o seu caminho.
Por isso, o desafio maior é não ceder às tentações do que não lhe pertence.
- O Carro: é a carta do controle e do comando sobre os pensamentos, sentimentos e instintos.
Sua grande lição é aprender a manejar sua luz e suas sombras a fim de colocá-las ao seu próprio serviço rumo ao seu destino.
Em seu aspecto negativo, a sensação é de que esses dois lados conflitantes o empurram para direções opostas.
Mas lembre-se que somente você pode colocar-se no caminho certo outra vez, independentemente de quantas vezes você se desvie do plano original.
- A Força: o controle que A Força nos ensina é diferente do controle aprendido em O Imperador e em O Carro.
Aqui ele não é tomado à força brutal, mas sim de modo brando.
O ensinamento que esse arcano traz diz respeito à tolerância, ao saber contornar as situações, a ter compaixão e saber guiar e domar seus instintos de forma apaziguadora e corajosa.
- O Eremita: é um convite para afastar-se do mundo e voltar-se um pouco para si em busca de conhecimento.
Quando aparece, se refere aos que precisam de direção e aconselha a meditar sobre a questão perguntada prezando pela prudência.
É o momento para ser criterioso e preferir o discernimento.
Reflita com cuidado antes de tomar uma decisão e evite apressar seus intentos.
- A Roda da Fortuna: seu simbolismo reflete a imprevisibilidade da vida e seus altos e baixos, envolvendo as marés de sorte e azar e as reviravoltas do destino.
Sua essência se encontra na própria mudança, único fator constante existente.
Fala sobre as coincidências, sinais e sincronicidades às quais nos deparamos muitas vezes.
É o arquétipo do que se repete constantemente dos padrões que devemos alterar.
- A Justiça: a harmonia, a igualdade e a clareza racional são os temas centrais dessa carta.
Aqui ela não é cega, por isso sempre olhe para os dois lados da questão antes de acertar um julgamento, evitando ser tendencioso(a).
A verdade sempre aparece quando A Justiça dá as caras em uma jogada.
- O Enforcado: sendo uma das lâminas mais emblemáticas do tarô, O Enforcado traz uma importante aprendizagem a respeito de períodos de transição e readaptação.
Apesar de inicialmente visualizarmos estagnação, em seus símbolos percebemos que ele está voluntariamente nessa postura, uma vez que precisa estar ali para compreender outro ponto de vista e obter iluminação sobre sua questão.
Para avançar diante de seu dilema, alguns sacrifícios deverão ser feitos.
- A Morte: relacionada à mudança repentina, à transformação e ao renascimento.
Anuncia o fim de um ciclo e o consequente começo do seguinte, inspirando em quem a tira a aceitação de deixar o passado para trás e vislumbrar-se com o que floresce bem adiante.
- A Temperança: essa carta traz a ressignificação após o arcano A Morte.
Sua principal orientação é sobre moderação, o “encontrar o caminho do meio”.
Com paciência e sobriedade, descobrirá que é possível equilibrar seus excessos, sejam eles físicos, emocionais ou mentais.
- O Diabo: representa a materialidade, os vícios e as tentações.
Vinganças são comuns em tiragens onde O Diabo é revelado, uma vez que sua presença habitualmente sinaliza uma tragédia anunciada.
Aparece em situações nas quais o controle foi abandonado e os envolvidos possuem uma percepção limitada sobre o que está ocorrendo.
Atente-se: será que você não está negando seus valores?
- A Torre: a ruptura que esse arcano traz amplifica as revelações inevitáveis ao seu momento de vida.
São os eventos inesperados, o momento crítico no qual a verdade vem à tona.
Trata-se do colapso do antigo para que o novo se estabeleça.
A lição principal dessa carta é aprender a se adaptar, se ajustar e aceitar que nenhuma defesa é completamente segura.
Outrossim, podemos considerar que o arcano A Torre é o rompimento com o que passamos com o arcano O Diabo.
- A Estrela: a mensagem desta carta é pautada na esperança, na restauração e no otimismo após o caos enfrentado em A Torre.
Nesse arcano, a fé e a inspiração são estimuladas.
É a realização de um sonho, o progresso em seus objetivos e um ótimo período para expressar-se, sobretudo por todo e qualquer tipo de arte.
Refere-se ao que diz respeito ao que pode vir a público, tornar-se conhecido (informações e pessoas).
Quando presente em uma tiragem, é sinal de bom presságio.
- A Lua: representa o medo, as ilusões, a cegueira à verdade, o enganar a si.
A Lua é frequentemente associada aos momentos nos quais perdemos o contato com a realidade e divagamos por um cenário que só é real dentro de nossas cabeças.
Preocupações, aflições e apreensões são comuns quando essa carta é tirada.
- O Sol: considerada por muitos tarólogos como a carta mais positiva do tarô, essa lâmina é sinônimo de resultados favoráveis e positivos em qualquer área, quando bem posicionada no jogo. É a confiança, a felicidade, a expansão, a satisfação, o contentamento, o brilho pessoal, a vitalidade e a energia, o lembrete do universo para aproveitar e desfrutar do que há de melhor na vida.
- O Julgamento: defendida por muitos como uma carta desafiadora, esse arcano traz uma mensagem de libertação, de rompimento com antigos padrões e o estabelecimento de uma nova vida. É, na prática, a transformação que emerge do seu próprio chamado interior. Aqui há a necessidade de renunciar a valores que já não funcionam e a uma perspectiva limitada, visando aceitar as coisas como elas de fato são.
- O Mundo: encerra o ciclo da jornada dos arcanos maiores do tarot. Conclusão, completude, satisfação, realização e consciência são termos associados à interpretação e significados dessa carta. Quando aparece em uma leitura, pode anunciar uma solução para um problema ou situação desesperançosa. A essa altura, você está mais responsável e consegue fazer suas escolhas de modo mais proveitoso. É o cumprimento de seu destino.

Arcanos Maiores no amor
- O Louco: retrata o começo de um envolvimento no qual tudo é empolgante e excitante. Contudo, representando alguém em específico indica baixa probabilidade de compromisso.
Seu conselho principal consiste em viver a experiência um dia de cada vez, aproveitar o momento, mas não tardar em seguir em frente quando o prazo final da relação chegar ao fim.
- O Mago: descreve um relacionamento que, dado o estímulo inicial, pode atingir o nível de compromisso que faltou em O Louco.
Representa também uma forte energia sexual masculina, mas ainda sim jovial.
Marca a atitude de uma pessoa interessada, mas manipulativa.
- A Sacerdotisa: revela os sentimentos ocultos, reprimidos, ressentidos e oprimidos pelo inconsciente.
Retrata a mulher tímida, fechada e retraída, mas sensual.
No nível das relações, tratam de coisas escondidas um do outro, o distanciamento e o esfriamento do relacionamento.
- A Imperatriz: indica uma união plena, próspera e duradoura e reflete a intimidade e a conexão entre o casal.
Momento favorável a engravidar.
- O Imperador: reflete uma relação estável e duradoura, com limites bem definidos e respeitados.
Contudo, pode referir-se a um dos envolvidos de comportamento protetivo, controlador e dominante no relacionamento.
Por vezes, pode ser insensível devido à racionalização exacerbada.
- O Hierofante: em jogos de amor, constantemente pressagia casamento longevo, a relação admirada e respeitada socialmente estabelecida dentre as convenções importantes para os consortes.
A dinâmica entre os dois é geralmente de devoção e compaixão, onde ambos se complementam e se auxiliam.
- Os Amantes: retratando o máximo simbolismo do amor, Os Amantes trazem uma lição sobre dedicação e sacrifício e o alcance desse equilíbrio para os dois indivíduos, que devem buscar além da comunhão entre si, o desenvolvimento próprio de cada um.
É o compromisso, a harmonia sexual, o desejo romântico, a atração e a união entre as duas partes.
Pode pressagiar a vinda de uma tentação na vida do casal.
- O Carro: essa carta denota vaidade sexual e a conciliação entre os pontos divergentes da relação.
Se a pergunta foi feita sobre um parceiro distante, a presença desse arcano manifesta movimentações.
Pode representar pessoas próximas (com interesses contrários e conflitantes aos dois) interferindo no relacionamento.
- A Força: em posições referentes a relacionamentos, esse arcano é ótimo para resolução de conflitos e para ampliar a conectividade entre o casal.
Trata-se da força mental e emocional, de saber se colocar no lugar do outro para acolhê-lo e apaziguá-lo.
Calma, resistência e autocontrole são as palavras-chave para essa carta.
- O Eremita: significa o isolamento, o desprendimento, a necessidade de um das partes de ficar só e o consequente término do relacionamento.
Sobre novos interesses, indica tempo desfavorável para aproximações e para iniciar uma relação.
- A Roda da Fortuna: pode sinalizar uma paixão passageira, um novo relacionamento ou uma súbita movimentação que promete agitar sua relação.
As demais cartas da jogada devem refletir o teor positivo ou negativo desse posicionamento.
- A Justiça: o principal conselho desse arcano para a vida amorosa consiste em não se envolver emocionalmente para tomar a decisão que precisa.
A situação exige lógica e distanciamento, sendo o tempo certo de colocar a cabeça no lugar e não agir instintivamente no calor do momento.
- O Enforcado: representa os períodos de estagnação e crise nas relações.
Aqui é importante se colocar no lugar do outro e procurar compreender suas razões e visão de mundo, sabendo que mudar as prioridades em prol do relacionamento e ceder para o parceiro são coisas que possam ocorrer.
- A Morte: indica términos de relacionamentos ou ainda, sua renovação e uma nova fase da relação.
- A Temperança: harmonia e compreensão se fazem essenciais quando esse arcano surge em uma jogada acerca do contexto amoroso de quem se consulta.
A estratégia maior para resolver os conflitos existentes deve ser a cooperação, pois somente dessa forma poderá haver reconciliação e cura.
- O Diabo: presente em contextos de ignorância e ilusões, descreve um relacionamento aprisionador, com o lado mais fraco como submisso.
Mentiras e obsessões são frequentes nessa dinâmica, envolvendo também manipulações de todos os tipos.
Também indica afinidade sexual frenética e intensa.
- A Torre: indica rompimento e perda de situações maléficas na vida amorosa de quem se consulta ou a quem o jogo se refere.
Algumas informações chocantes podem emergir e desestabilizar o relacionamento.
No todo, representam as adversidades, brigas, decepções e imprevistos que colocam tudo a perder.
- A Estrela: em uma jogada sobre a vida amorosa, esse arcano simboliza conexão, sensualidade e reconciliação, a cura do relacionamento e a renovação da confiança.
Negativamente, traz a perspectiva do desapego e da perca do deslumbramento por parte de um dos parceiros pelo outro.
Além disso, alerta para a idealização da dinâmica do envolvimento.
- A Lua: quando esse arcano surge em uma tiragem sobre a área amorosa, é normal haver muita confusão entre os envolvidos.
Normalmente, há uma preocupação excessiva quanto ao futuro e ao presente do relacionamento e com o senso de pertencimento e segurança desse vínculo.
Sentimentos como desconfiança, insegurança e descredibilidade descrevem as interações recentes entre ambos.
Estar e se abrir para a vulnerabilidade pode ser a solução de todo o conflito velado.
- O Sol: em uma leitura sobre relacionamento, o Sol revela um casal-modelo e uma fase de muita apreciação de um pelo outro, de alegria, bons momentos e diversão.
Em uma posição negativa, revela uma relação admirada exteriormente, mas negativa e com suas complicações entre os cônjuges, no qual a excitação e os tempos de ouro já não existem mais.
Pode trazer mudança de vida e boas notícias.
- O Julgamento: se refere a um período de reavaliação e renovação do relacionamento.
É o tudo ou nada, a crise na qual ou há o término ou o fortalecimento permanente da relação.
É o momento no qual você enxerga a si no outro, especialmente as falhas e defeitos, e decide se deseja seguir em frente com ou sem a outra pessoa.
- O Mundo: quando referente a relacionamentos, esse arcano revela a longevidade de seus vínculos e a compatibilidade com o melhor parceiro possível para você.
Trata-se do familiar, do que pode ser reparado, da consumação da relação, da felicidade e da plenitude no dia-a-dia da rotina, da aceitação dos defeitos e dificuldades.
O amor incondicional.
Para os separados, pode indicar restauração da relação.

Arcanos Maiores: Trabalho
- O Louco: é momento certo de arriscar! Talvez quando tirar essa carta do tarot, sua vida profissional necessite de uma movimentação para um caminho totalmente novo.
Pode significar um trabalhador iniciante, de posições hierárquicas mais baixas.
Período favorável para aprendizagens, cursos e aprimoramentos.
- O Mago: para alcançar uma promoção ou conquistar um emprego, a determinação é crucial. A energia aqui é favorável para os que se comuniquem com eficácia e demonstrem domínio sob sua função.
Os estudos de oratória e retórica são incentivados e favoráveis.
Quem tem lábia e sabe persuadir, vence.
- A Sacerdotisa: fortemente ligada a cargos espirituais, é a máxima representação da sabedoria e do aconselhamento.
Trata-se de um forte sinal para pensar adequadamente antes de tomar qualquer decisão e ainda, a refletir sobre a postura que tem tomado no ambiente de trabalho: procure ser mais discreto(a), a observar mais e falar menos.
Antes de sair procurando e perseguindo um objetivo, medite para ter certeza sobre o que quer, poupando assim recursos e energia.
- A Imperatriz: propício especialmente aos artistas e aos profissionais que trabalham com a área da estética e beleza.
De modo geral, a Imperatriz anuncia momentos de realização, metas atingidas, promoções e cargos adquiridos.
Ademais, aconselha a amplificar seus poderes nutrindo ainda mais o que realiza cotidianamente em suas obrigações.
Faça bem feito e serás abençoado(a).
- O Imperador: o alcance das metas profissionais pela disciplina e perseverança.
Exprime cargos de autoridade, geralmente posições hierárquicas mais altas.
Durabilidade na vaga referida.
Mantenha os vínculos do ambiente corporativo somente ao nível profissional, evitando proximidades que ultrapassem as barreiras.
- O Hierofante: quando em contexto corporativo, a carta O Hierofante fala fortemente sobre manter as coisas como são e adaptar-se às regras do jogo se almeja ser promovido ou conseguir essa vaga em questão.
Cumprir as demandas segundo o instaurado, manter uma postura profissional invejável e não confrontar a figura de autoridade trata-se de um bom caminho para conquistar prestígio.
Aconselha-se investir em cursos e especializações.
Ser visto como o exemplo o ajudará a chegar onde quer.
- Os Amantes: relacionado ao trabalho, esse arcano aparece para te fazer refletir sobre suas escolhas profissionais.
Como presságio, indica que em breve você terá que decidir entre duas opções, sendo ambas muito vantajosas para você.
Ainda sim, essa carta revela um profissional apaixonado pelo que faz e é abençoado por refletir tal aspecto no que realiza.
- O Carro: com perseverança, suas ambições profissionais se cumprirão, essencialmente cargos de liderança e comando.
O conselho aqui é justamente saber como conduzir o barco e abrir-se para correr riscos.
Mantendo o ego saudável, você gera resultados.
Se conseguir valer sua determinação, o sucesso é garantido.
Pode indicar viagens a trabalho (geralmente por terra).
- A Força: saber mediar conflitos e não ceder à encrencas é o tema central desse arcano no trabalho.
Quando essa carta surgir para você, ter paciência, saber gerir recursos (particularmente os mentais e emocionais) e se colocar como observador são as atitudes recomendadas.
Foque no que está exclusivamente sob sua supervisão e cuide disso.
- O Eremita: representa a conclusão de projetos e de carreira, como também faz referência aos mentores e líderes e à chegada da aposentadoria e do desemprego.
São funções de home office e de inspeção, como síndicos e vigilantes.
Negativamente, pressagia falência, especialmente se associada à carta da Morte.
- A Roda da Fortuna: mudanças favoráveis em seu local de trabalho.
Pode se referir a promoções, ao começo de uma nova trajetória em um lugar ou área diferente e a alguns imprevistos que podem sair do seu controle.
- O Enforcado: denota períodos de reavaliação e regulamentação dos processos.
Trata-se do famoso “volte duas casas” para reconhecer suas limitações, buscar inspirações, sua verdade interna e recuperar o impulso rumo à direção correta.
Associa-se a períodos de afastamentos e licenças.
- A Morte: em leituras relacionadas ao trabalho, A Morte traz finalizações.
Sendo assim, é bem provável que em breve você se despeça de seu atual serviço para embarcar em outra jornada profissional.
Também pode indicar a necessidade de testar coisas novas como mudar de área de atuação ou departamento, por exemplo.
- A Temperança: a mensagem desse arcano para seu momento profissional é definida por evitar o radicalismo, independentemente de qual seja sua situação em específico.
Mediar conflitos tentando encontrar um denominador comum para todos será a chave do sucesso aqui.
Com uma comunicação clara, tranquila e pacífica você atingirá seu objetivo.
- O Diabo: ótima carta para posicionamentos de dinheiro por ser associada com uma forte ambição.
Contudo, tome cuidado se O Diabo representar uma pessoa em seu local de trabalho.
Altamente mesquinho e egoísta, suas atitudes impensadas com frequência afetam os que estão ao seu redor, gerando, na maior parte do tempo, consequências negativas.
Pode se tratar de um chefe abusivo, do colega de trabalho folgado ou ainda, do cargo exploratório com condições desfavoráveis e prejudiciais a você.
Independentemente da natureza desse elo, lembre-se que sempre é possível romper com o Diabo.
- A Torre: pode sinalizar demissões e fins de contrato.
Situações alarmantes e polêmicas podem surgir nesse contexto.
Se você tirou A Torre em sua vida profissional, ela aconselha a se desfazer do que não tem mais jeito.
É bem provável que o ambiente e o cenário ao qual você está inserido não possua mais soluções ao seu alcance.
Abandone o caos.
- A Estrela: geralmente é um bom indicador de fama e de pessoas que desfrutam de uma ótima reputação e prestígio social, ainda mais em seu local de trabalho.
Caso não seja esse o seu caso, saiba que se optar por desenvolver suas habilidades para com os outros, essa energia fluirá ainda mais ao seu favor.
Positivamente, denota um período de foco e concretização de objetivos, promoções e convites para outras oportunidades.
Negativamente, descreve profissionais perdidos, sem rumos ou maiores aspirações.
- A Lua: não romantize sua função e muito menos seu ambiente de trabalho. As coisas podem não ser bem como você as enxerga.
Quando a Lua aparece em questões de trabalho, precede decepções.
Atente-se para os julgamentos errados e a conduta que desvia e te afasta de seus princípios.
Envolver demais suas emoções pode ser prejudicial.
Confie mais em si e na qualidade do seu rendimento enquanto profissional.
- O Sol: denota profissional competente que obtém sua valorização e reconhecimento por seus superiores.
Aponta promoções em posições de destaque.
Indicador de sucesso e alcance de metas.
Em uma posição negativa, fala sobre ter seus comportamentos, postura e serviço observados e avaliados atentamente por uma pessoa com poderes decisivos acerca do seu futuro naquele local.
- O Julgamento: nesse período de renascimento, O Julgamento te convida a refletir sobre suas aspirações, os movimentos que tem executado e o que tem entregado no seu cotidiano no trabalho.
Será que não é o momento de recalibrar a rota?
Ainda faz sentido para você realizar o que faz?
Você se sente cumpridor de um propósito nessa ocupação?
É a hora certa de se fazer algumas perguntas para obter certas respostas e direcionar-se ao seu verdadeiro caminho.
- O Mundo: uma das interpretações mais típicas relacionadas à vida profissional quanto a essa carta é a sobrecarga e acúmulo de funções, retratando geralmente líderes cansados e exauridos.
Em seu aspecto positivo, retrata o colaborador exímio em sua função e portador exemplar em suas habilidades e conhecimentos.
Pode significar também promoções ligadas a mudanças internacionais e cargos em empresas multinacionais.
Arcanos Maiores – Astrologia e Signos
- O Louco: o planeta Urano;
- O Mago: o planeta Mercúrio;
- A Sacerdotisa: a lua;
- A Imperatriz: o planeta Vênus;
- O Imperador: o signo de Áries;
- O Hierofante: o signo de Touro;
- Os Amantes: o signo de Gêmeos;
- O Carro: o signo de Câncer;
- A Força: o signo de Leão;
- O Eremita: o signo de Virgem;
- A Roda da Fortuna: o planeta Júpiter;
- A Justiça: o signo de Libra;
- O Enforcado: o planeta Netuno;
- A Morte: o signo de Escorpião;
- A Temperança: o signo de Sagitário;
- O Diabo: o signo de Capricórnio;
- A Torre: o planeta Marte;
- A Estrela: o signo de Aquário;
- A Lua: o signo de Peixes;
- O Sol: o Sol;
- O Julgamento: o planeta Plutão;
- O Mundo: o planeta Saturno.
Arcanos Maiores – Sim ou Não
- O Louco: Sim
- O Mago: Sim
- A Sacerdotisa: Talvez
- A Imperatriz: Sim
- O Imperador: Sim
- O Hierofante: Sim
- Os Amantes: Dúvida e indecisão. Tire novamente.
- O Carro: Sim
- A Força: Sim
- O Eremita: Talvez
- A Roda da Fortuna: Sim, porém apresenta instabilidades.
- A Justiça: Talvez
- O Enforcado: Não
- A Morte: Não
- A Temperança: Sim
- O Diabo: Não
- A Torre: Não
- A Estrela: Sim
- A Lua: Não
- O Sol: Sim
- O Julgamento: Talvez
- O Mundo: Sim
Conclusão
Eu recomendo fortemente que você não pare por aqui e invista seu tempo e seus recursos disponíveis para compreender ainda mais sobre os mistérios do tarô.
Quer seja visando realizar tiragens pessoais, atendendo profissionalmente ou ainda, conhecendo melhor a si, o tarô é um excelente aliado.
Explore os outros artigos disponíveis aqui no blog para a ampliação do seu aprendizado.
Até a próxima 😉